Atualmente a tecnologia faz parte de diversos setores e na agricultura não poderia ser diferente. A busca por maior produtividade e qualidade faz com que agricultores recorram a equipamentos tecnológicos para usarem em suas plantações, e os que ainda se recusam a fazer uso da tecnologia acabam perdendo o espaço no mercado. Qualquer tipo de empresa precisa ter plena capacidade de competir com a concorrência, oferecendo qualidade e agilidade nas entregas, e hoje em dia existem diversos tipos de máquinas que tornam mais rápidas as etapas de uma plantação, como plantio, colheita, aragem, etc. O uso de tecnologias chega a ser até mais importante do que se ter um solo fértil. Mas, quando se fala em tecnologia deve-se ter em mente que ela está em constante evolução, e adotar algum tipo de tecnologia na agricultura não significa acomodar em um mesmo método. Deve-se estar sempre evoluindo juntamente com as tecnologias.
A Agricultura no Brasil
As grandes tecnologias passaram a fazer parte da agricultura no mundo há cerca de trinta anos, mas no Brasil há apenas vinte. E agora é possível de se encontrar carros agrícolas com ar condicionado, GPS, câmbio robotizado, piloto automático, etc. O Brasil tem investido muito em tecnologias na agricultura para se tornar o maior produtor de alimentos do mundo. O crédito rural é mais um investimento do governo a fim de incentivar a modernização da agricultura no país. Trata-se de um empréstimo feito aos agricultores para que eles possam adquirir novas máquinas, ampliar os negócios e aumentar sua produtividade. Além do crédito rural, no Brasil existem diversos programas de incentivo e ajuda ao produtor rural, como por exemplo, o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e diversos outros que incentivam o cultivo orgânico e a prática agricultura de precisão.
A Agricultura de Precisão
Um novo conceito em se tratando de agricultura, é a agricultura de precisão, que é uma prática onde se leva em conta as variações do solo e do clima, aliados a dados geográficos do local. Assim, é possível utilizar processos de automação da agricultura e programar máquinas específicas para a aplicação da quantidade ideal de adubos e defensivos agrícolas. Esse é um método que foi criado para se reduzir os custos da produção e por consequencia ter um aumento considerável nos lucros. Aplicar as técnicas de precisão na agricultura não é uma tarefa simples, mas trará inúmeros benefícios para as plantações e os agricultores com a ajuda da tecnologia. Para iniciar esse tipo de sistema, é necessário fazer pesquisas profundas sobre o local do plantio através da Geoestatística, para analisar cada característica do solo e assim, obter as informações sobre o que a lavoura precisa com precisão, para que não haja desperdício nem falata de nada.
Fonte
Heloisa Prado
Site: http://meioambiente.culturamix.com/agricultura/tecnologia-na-agricultura-acessado em 24/10/11.