Tecnologia que forma cidadãos


A área da educação sofreu uma profunda mudança com o avanço da informática. Agora temos muita informação disponível, vindos de diversos meios. Sites, lousa digital, CD-ROM e jogos educativos tornaram-se aliados do professor na busca por conhecimento. Surgiram novas formas de ensinar e de aprender um determinado assunto, o que fez com que os professores se atualizassem e dominassem o uso das novas ferramentas. Mas a adaptação a essas mudanças requerem tempo e dedicação, e ainda sofre muita resistência por parte dos profissionais, que ainda vêem a tecnologia como inimiga ao seu emprego. Deve-se lembrar aos educadores de que o livro didático, a fala humana e o quadro negro ainda são importantes no processo de educação, mas que eles não podem se limitar a apenas ao uso deles.
É necessário expandir limites. A aprendizagem à distância já é uma realidade, tendo em vista o corre-corre cotidiano das pessoas, que não encontram mais tempo para realizar tarefas que não sejam as do seu emprego. E-books (livros digitais) estão sendo largamente usado por alunos, devido a sua portabilidade e a sua facilidade de aquisição. Softwares que testam conhecimentos, que realizam simulados e testes de inteligência são cada vez mais comuns, e a busca por esses tipos de ferramentas têm aumentado.
Se a escola não puder se reinventar e tornar-se um ambiente que favoreça ao novo tipo de aprendizado, infelizmente ela corre o risco de não sobreviver. Somente serão bem sucedidos as instituições mais flexíveis.

Site http://noticiaseducação.uol.com.br;tecnologia -Acessado em 23/10/11.